domingo, 13 de abril de 2014

Rivais nas oitavas, Galo e Nacional têm coincidências que vão além dos nomes

Clubes já conquistaram a Copa Libertadores, mas apenas um seguirá adiante em 2014

Luiz Martini - Superesportes

Publicação:

12/04/2014 10:30
  

Atualização:

11/04/2014 19:49
Galo e Nacional iniciam disputa na Copa Libertadores'2014 em busca do sonhado bi da América (Bruno Cantini/ Atlético e Raul Arboleda/SFP)
Galo e Nacional iniciam disputa na Copa Libertadores'2014 em busca do sonhado bi da América

Os dois se chamam Atlético, têm um título de Copa Libertadores como destaque na galeria de troféuse viveram situações dramáticas para levantar a taça. As coincidências na história de Galo e Nacional valorizam o encontro entre os clubes nas oitavas de final do principal torneio da América.

A primeira curiosidade se encontra no adversário enfrentado no ano em que decidiram a competição. Em 1989, quando foi campeão continental, o Atlético Nacional superou o Olimpia. Os paraguaios também estiveram no caminho do Alvinegro na finalíssima de 2013. Ambos perderam no jogo de ida por 2 a 0, no Paraguai, e reverteram os dois gols como mandantes. Nas duas situações, o título veio após a disputa de pênaltis.

Se Victor foi o grande herói do Galo, o colombiano Higuita tem status semelhante com a torcida do Nacional. O goleiro defendeu um pênalti na final, assim como o camisa 1 do Atlético, e foi destaque na conquista do troféu.

Outro detalhe em comum é o veto ao estádio adotado como casa. Há 25 anos, o Nacional não pôde mandar o seu jogo em Medellín – por exigência da Conmebol -, e a decisão foi disputada em Bogotá, no El Campín. O drama foi o mesmo vivido pelo Galo, que ficou sem o Independência para a final e venceu o Decano no Mineirão.

O tira-teima do “duelo das coincidências” começa no dia 23 de abril, às 22h, no Estádio Atanasio Girardot, na Colômbia. O jogo da volta será dia 30, no Independência, às 19h30. Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o Atlético tem o privilégio de decidir a vaga nas quartas em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário