Cinco corridas inesquecíveis de Ayrton Senna
Em 1º de maio de 1994, há exatos 20 anos, o piloto brasileiro morreu em um acidente no Grande Prêmio de San Marino
REDAÇÃO ÉPOCA
01/05/2014 07h00 - Atualizado em 01/05/2014 09h04

Há exatamente 20 anos, Ayrton Senna da Silva disputava sua última corrida. O trágico acidente em San Marino encerrou uma carreira brilhante e vitoriosa, que trouxe grandes alegrias para os brasileiros. Mas os fãs do automobilismo – e de Senna – têm mais momentos bons do que ruins para se lembrar. Afinal, Senna conquistou três títulos mundiais, 41 vitórias, 65 pole positions e 80 pódios. Para relembrar a carreira de um dos maiores nomes do esporte brasileiro, confira cinco momentos inesquecíveis de Ayrton Senna dentro das pistas.
Em Mônaco, Senna mostra a que veio
Ayrton Senna não precisou de muitas corridas para impressionar o mundo da Fórmula 1. Ele estreou em 1984 e, na sexta etapa daquele ano, fez uma das provas mais impressionantes da sua carreira pilotando uma Toleman, um carro de uma equipe fraca e sem condições de competir por vitórias. O forte temporal que caiu em Mônaco atrapalhou todo mundo – menos Senna. Onze pilotos abandonaram a corrida, e a maioria dos pilotos tentava com dificuldades guiar seus carros. Ele largou em 13º e foi avançando, ultrapassando e aproveitando a dificuldade dos adversários, a ponto de chegar à segunda colocação. Fez a volta mais rápida e estava prestes a ultrapassar o líder da prova, Alain Prost. Prost, no entanto, pediu para que a prova fosse encerrada por questões de segurança. O pedido foi aceito, e Senna teve de se contentar com a segunda posição. Mas quem assistiu à corrida garante que, se mais uma ou duas voltas fossem permitidas, ele sairia vitorioso.
A polêmica entre Senna e Prost no Japão
Ayrton Senna e Alain Prost eram companheiros de equipe na temporada de 1989. Mas a palavra "companheiro" não serve para explicar a relação entre os dois, que era de rivalidade e confronto. No Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, penúltima etapa do campeonato, a tensão entre os colegas de McLaren chegou ao nível máximo. Senna precisava de uma vitória para continuar com esperanças de conquistar o título. Ele largou na pole, mas logo perdeu a primeira colocação para Prost. Senna levou 40 voltas para alcançar Prost. Na volta 46, ele tenta a ultrapassagem, mas os dois se chocam. Enquanto Prost abandona, Senna volta para a corrida e chega em primeiro – mas foi desclassificado dias depois pelas autoridades da Fórmula 1, e o título ficou com Prost.
De novo em Suzuka, de novo com Prost
Um ano depois, em 1990, Senna e Prost chegam ao Grande Prêmio do Japão novamente disputando o título, só que desta vez em equipes diferentes, já que Prost havia se mudado para a Ferrari. O brasileiro largou na pole, e o francês em segundo – tudo indicava uma corrida tensa e disputada entre os rivais. No entanto, a disputa durou poucos segundos: logo depois da largada, Senna e Prost se chocam na primeira curva, tirando os dois da corrida. Diferentemente do ano anterior, quem se beneficiou foi Senna, que conquistou o seu segundo campeonato da Fórmula 1.
Senna ganha pela primeira vez no Brasil – e com o câmbio quebrado
Em 1991, Ayrton Senna era o atual campeão, pilotando o carro nº 1, uma McLaren. A expectativa para o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, era enorme: ele poderia pela primeira vez conquistar uma vitória em casa. Durante a primeira parte da corrida, Senna disputou a liderança com Nigel Mansell. Depois, a corrida se transformou em uma batalha contra o seu próprio carro. Uma pane no câmbio fez com que ele perdesse primeiro a quarta marcha, depois a quinta. Senna passou as oito últimas voltas da corrida apenas na sexta marcha, sem poder mudar o câmbio, e ainda assim conquistou a vitória. "Ai, meu Deus, eu não acredito!", disse pelo rádio quando enfim venceu no Brasil.
A largada mais impressionante da história
As habilidades de Senna em pista molhada eram lendárias, mas nada poderia preparar o público para a sua impressionante primeira volta do Grande Prêmio da Europa, na Inglaterra, em 1993. Largando em quinto, ele logo enfrentou pressão de ninguém menos que Michael Schumacher. Senna se aproveitou da situação e passou o alemão e o inglês Damon Hill, alcançando a segunda posição. Duas curvas depois, a vítima foi o francês Alain Prost. Antes da primeira volta, Senna estava em primeiro, após ultrapassar alguns dos melhores pilotos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário